Você já ouviu falar sobre o teste de Fluência Leitora? Aqui na Casa da Amizade usamos essa ferramenta para acompanhar a leitura dos nossos alunos. A leitura é feita através da plataforma do Elefante Letrado, que analisa a gravação da leitura de cada aluno com base em diversos critérios, como: velocidade, entonação, erro de palavras, entre outros. E, depois, indica o nível de cada aluno.
Com os resultados das gravações, conseguimos identificar as necessidades de cada aluno e planejar métodos pedagógicos para melhorar sua fluência leitora.
Nesta sexta, aconteceu a nossa reunião pedagógica mensal, na qual um dos temas abordados foi o resultado dos testes de fluência leitora. Vejam como funcionou: como de costume, começamos com a atividade “Como Estamos”, na qual refletimos sobre nosso estado em relação ao tema proposto. Para essa sexta, também fizemos a atividade “Roda da Vida”, que aborda tópicos como saúde, amigos, família, vida financeira, entre outros. Nela recebemos uma espécie de gráfico no qual marcamos, em uma escala de 0 a 10, nosso nível de satisfação. Depois, compartilhamos os pontos em que poderíamos melhorar e também os em que nos destacamos.
Nas pautas discutidas, abordamos a violência, incluindo bullying, agressão verbal e não verbal em sala de aula, com destaque para as situações atuais e métodos de intervenção. Em seguida, tratamos da fluência leitora, apresentando os resultados dos testes dos alunos no primeiro bimestre. Para aqueles que ainda não estão alfabetizados, optamos por utilizar listas de palavras com prefixos e sufixos. Outra sugestão foi anteciparmos os resultados dos próximos testes, realizando pequenos simulados para preparar os alunos. (C.S.O)