Sistema Monetário – Parte 2

Compreender o sistema monetário brasileiro é essencial na vida das pessoas e neste assunto temos trabalhado com uma turma de crianças 9-10 anos desde o início do mês. A atividade iniciada em 9/nov/22, com a feirinha simulada, folhetos de supermercado e dinheirinho de banco imobiliário, foi  complementada por um trabalho de campo em 16/nov/22, com dinheiro de verdade emprestado pela Casa da Amizade! Para nossos alunos a diversão não foi só por irem às compras, visitar ao sacolão da Casa da Carnes Paraisópolis (nossa parceira, próxima à Casa da Amizade) e selecionar as frutas a serem compradas para fazer salada de frutas. Não! A diversão, na opinião deles, foi toda a aula… Ouvi várias indagações dos alunos no processo: “Professora, como vamos pagar?” Posso ficar com o troco?” “Nós vamos mesmo fazer uma salada de fruta?” “Nossa, está tudo muito caro, meu dinheiro não deu para tudo o que eu queria comprar…” “Podemos sair outro dia para fazer outras compras?”. Unindo diversão com aprendizagem, sendo a ludicidade peça fundamental na consolidação das aprendizagens, as crianças colocaram a mão na massa, como se diz por ai. E atenderam habilidade prevista na Base Nacional Comum Curricular (EF04MA25): “resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável”. Para as crianças ficou o sabor de quero mais, literalmente. E para a professora? Bom, fica a sensação de trabalho realizado, com a percepção de que os alunos estão se tornando críticos, reflexivos, dentro da curiosidade infantil, buscando mais informações… E nosso agradecimento ao Sacolão pela paciência na recepção da comitiva infantil da Casa da Amizade. (F.H.A.)