Hoje recebemos com alegria a visita anual do comitê brasileiro do United World Colleges (Colégios do Reino Unido) – era uma delegação com 12 visitantes! Trata-se de um movimento global que faz da educação uma força para unir pessoas, nações e culturas pela paz e um futuro sustentável. Eles tem a convicção de que a educação pode aproximar jovens de todas as origens por meio de um senso compartilhado de humanidade, para se engajarem com a possibilidade de promover transformações sociais a partir de atitudes concretas e corajosas, do exemplo pessoal e da liderança altruísta. Dispõem de 17 colégios localizados em 4 continentes, a maioria dos quais foca exclusivamente na faixa etária de 16 a 19 anos. Anualmente são selecionados jovens brasileiros com características especiais de liderança e sensibilidade social, a quem são oferecidas bolsas de estudos para residir por 2 anos em algum destes 17 colégios. O Comitê Brasileiro promove no inicio de agosto um encontro de 4 dias em S. Paulo entre os bolsistas brasileiros para integração e preparação para a estadia nos colégios, onde conviverão com um grupo bem diversificado de estudantes de 150 paises!
Desde 2011 a Casa da Amizade tem sido honrada com a visita anual deste grupo de bolsistas, que oferecem às crianças de Paraisópolis uma manhã de atividades pedagógicas e lúdicas. O aquecimento foi com a tradicional brincadeira de “pedra, papel e tesoura”. A essência da oficina foi o Jogo das Missões, alinhado ao tema da Mostra Cultural 2017 (“Desperto, descubro, realizo”).
- Missão do Despertar: uma conversa sobre Paraisópolis e os problemas que atrapalham a vida na comunidade, na visão das crianças
- Missão da Descoberta: agora que estão conscientes das dificuldades que as crianças passam na comunidade, os monitores fizeram uma reflexão com eles sobre as soluções para esses problemas.
- Missão Ação: as crianças produziram de forma artística (desenho ou musica ou dramatização)
Rolou papo cabeça!