O menino do pijama listrado

Nesta segunda-feira nossos alunos da turma G finalizaram um projeto de leitura iniciado com a professora Susane Lancman e o professor Lucas Ramos, que escolheu o livro “O menino do pijama listrado” de John Boyne. Durante os últimos quatro meses eles leram em sala a cada semana um capítulo do livro.  Nesta semana finalizaram assistindo ao filme. Este projeto foi um belo complemento da visita emocionante que os educadores da Casa da Amizade tinham feito à exposição “A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner” em abril. 
Por coincidência a professora Susane é descendente de poloneses; ela é a segunda geração de brasileiros em sua família e contou um pouco da história de seus bisavós, que conseguiram fugir para o Brasil. Eles pegaram o ultimo navio em destino ao Brasil antes dos judeus poloneses serem levados aos campos de concentração. Na aula de hoje tivemos a honra de receber a visita da mãe de Susane, também professora, que viveu com intensidade boa parte desta dramática história judaica.

Depoimento da mãe de Susane em 5/ago/24: “É bom ter boas surpresas. Conhecer a Casa da Amizade através da Susane, minha filha, me deu esperança. Fiquei encantada. Os jovens que têm a oportunidade de conviverem neste espaço são privilegiados. Eles são respeitados no espaço físico, com os funcionários que os recebem, na merenda e com os professores. Ao  serem acolhidos desta forma, vi jovens com o presente e o futuro terem possibilidades de contribuírem para a sociedade. O projeto baseado no livro “O menino do pijama listado”” me tocou através dos laços que tenho com meus avós, pais e por ser judia. Susane ter despertado nestes jovens o sentimento de respeito, de igualdade entre as pessoas, preconceito e descriminalização que não pode existir. me fez muito orgulhosa.

Tenho um sonho:

Muitas Casas da Amizade,

Muitos profissionais como Lucas, Susane e todos os voluntários.

Obrigada” 

________________________________________________________________________________________________________

Sinopse do livro
A narrativa do drama acompanha Bruno, filho de um oficial nazista que mora perto do campo de concentração de Auschwitz, e Shmuel, um menino judeu preso naquele campo. Os meninos se tornam amigos por entre as grades do campo de extermínio, se aproximam e criam um laço de amizade. (G.R.S.C) 

Anterior
Próximo