Matemática: Jogo Cubra e Descubra

Na grade diária do Apoio Escolar da Casa da Amizade está sempre prevista uma aula de matemática (*). O trabalho com jogos auxilia no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, reflexão, tomada de decisão e organização, que estão estreitamente relacionados ao raciocínio lógico. Neste dia a proposta foi trabalhar o jogo Cubra e Descubra, usando o material manipulativo da Mathemoteca; ele apresenta os conteúdos da operação da adição, contagem, estimativa e cálculo mental, reconhecimento dos números de 2 a 12; tem como objetivos associar uma quantidade ao símbolo que a representa e compreender a ideia da adição como a ação de adicionar uma quantidade à outra, a efetuar adições mentalmente e a construir os fatos fundamentais da adição a partir de situações problema. Com a turma de 16 dividida em duplas foi possível trabalhar com autonomia as dificuldades apresentadas e assim os alunos tiveram a oportunidade de assimilar e compreender com mais clareza os conteúdos propostos através do jogo. O grupo apresentou bastante interesse e participação. Foi interessante observar os questionamentos da dupla Kauany e Sofia, que relataram dificuldades na hora de lançar os dados e sair o resultado 2 (1+1=2) pois, ao lançar os dados na primeira rodada, nenhuma das duas conseguiram que saísse este resultado… A proposta desse jogo foi boa e bastante produtiva em sala de aula. (A.P.Q.S)

PS: (*) já dizia Galileu Galilei “o livro do mundo está escrito em linguagem matemática”. Reconhecendo a seriedade do conceito e a gravidade da defasagem das crianças de Paraisopolis nesta área do conhecimento, durante o segundo semestre de 2021 os professores da Casa da Amizade tiveram a oportunidade de fazer em grupo, conectados simultaneamente ao ambiente on line, uma formação de 32h (30h assincronas e 2h sincronas) oferecida pela empresa MATHEMA, reputada por sua especialização no ensino e a aprendizagem de matemática. Na contratação do curso estava incluida uma Mathemoteca – um conjunto de jogos, materiais manipulativos e uma problemoteca. O objetivo do curso foi auxiliar professores e coordenador pedagogico a compreender como a Mathemoteca se organiza, quais são os principais materiais e jogos que a compõem e como podem ser usados nas aulas. Tambem a parceira EMEF Paulo Freire promoveu esforço semelhante, apoiada pela Casa da Amizade. (M.A.F.M.)