Em tempo de pandemia a luta continua…

Bem sabemos que vocês continuam preocupados com a situação de Paraisópolis e do público que a Casa da Amizade procura carinhosamente atender no Grotão.
Fica dificil escrever quando as noticias não são alegres como as que costumam encher nossas costumeiras mensagens. Continuamos apreensivos como o restante da sociedade mundial…
De qualquer forma parece justo resumir os fatos mais recentes:
– lamentavelmente faleceu na semana passada o padrasto de nossa aluna Kamily Queiroz, depois de 10 d de UTI, com suspeita de COVID-19. Era tambem cunhado de nossa professora Ana Paula e a familia ficou muito abalada. 
– continuamos em estreito contato remoto com nossos alunos (no minimo uma vez por semana) para saber se estão bem do ponto de vista psicológico e economico; onde aplicável procuramos orientá-los no acesso aos beneficios governamentais  (auxilio emergencial, cartão alimentação/verba de merenda, atualização de cadastros escolares, etc)
– embora não se conte com indicador preciso para Paraisópolis, há muitos testemunhos de que o distanciamento social na comunidade está bem abaixo do que seria desejável nesta fase. Em todas as oportunidades de contato com alunos e familias temos procurado encorajar o #fiqueemcasa# – principalmente os jovens, destemidos e ainda não sensibilizados para a gravidade do problema!
– estamos estudando os materiais pedagógicos recem publicados pelas escolas publicas para cada faixa de escolaridade, buscando entender como vai funcionar o estudo à distancia (EAD) das escolas municipais e estaduais. Esta iniciativa governamental é muito bem vinda mas reconhecemos que as atividades serão muito desafiantes:
1) pelas limitações de conectividade (compartilhamento de aparelhos celulares, acesso à internet, etc)
2) embora o material pedagógico recem publicado aparentemente encoraje a autonomia das crianças no EAD, nossa primeira impressão é de que o novo sistema exigirá um considerável esforço das familias, agravado pelo fato de que muitas mães da comunidade tem escolaridade inferior à das crianças. Com a equipe de educadores que se reune diariamente (e viva o zoom!), estamos procurando nos organizar para ajudar nossas crianças a criar uma rotina de estudos (“acabou o recesso…”) e um ambiente de aprendizado na medida do possivel.
– continuamos oferecendo remotamente aulas de dança: para nossa surpresa foram as mães as primeiras a aderir à aula virtual de zumba! Aos poucos o prof Rafael está no processo de cativar jovens para as aulas virtuais de danças populares.
– e agora uma nota final mais leve: quem quiser aderir à aula virtual de Muay Thay nesta manhã de sábado basta escrever logo cedo para o prof Lucas (lucasramos.souza@gmail.com) e ele mandará o link para o zoom das 11:00.
Cuidem-se porque a luta continua!

(M.A.F.M.)

#fiqueemcasa#


convite Muay Thay.png