Sabendo que o profissional da educação tem contiíua necessidade de atualização e de estar antenado às constantes transformações, aceitarmos com orgullho o convite de nosso parceiro Instituto Unibanco para participar do Seminário “Educação na era das transições” (04 e 05/out/2023), ouvindo palestrantes de alto gabarito; este convite foi extensivo às outras 29 instituições ganhadoras do Edital de Fortalecimento Instituicional para o trienio 2021-2023, com que tivemos chance de conviver presencialmente depois de 3 anos de encontros virtuais. O Seminário tratou das relações entre a educação e as grandes mudanças mundiais, como a crise climática, as novas tecnologias, e as transformações demográficas. Todas as mesas do evento trouxeram reflexões pertinentes e urgentes à causa da Educação. O tema “Transição demográfica: bônus educacional?” nos levou a pensar nas mudanças demográficas e socioeconômicas brasileiras, que vem caminhando para um aumento ainda maior da problemática por exemplo na questão previdenciária, o que vai exigir políticas pensadas para grupos específicos: creches no contraturno para beneficiar crianças e famílias, ensino em tempo integral e profissionalizante para jovens, inclusão produtiva da população idosa com capacidade de trabalhar.
O tema “Do mito da democracia racial ao antirracismo – onde estamos?” trouxe a reflexão sobre como enfrentar o mito da demoracia racial, o racismo que está presente nas escolas, sendo o antirracismo um conjunto de práticas, ações e políticas com objetivo enfrentar o racismo; saímos com a convicção que ainda há um caminho longo a percorrer e que os “documentos” da educação, incluindo a Legislação, merecem maior atenção e devem ser revisitados com muito maior frequencia pelos profissionais.
Com o tema “Da redemocratização ao populismo reacionário: desafios de Aprender a Conviver” refletimos sobre a violência vivida e praticada no ambiente escolar, deixando uma inquietação recorrente: muitas vezes nos preocupamos com quem sofre a agressão e não com quem a pratica (que também precisa de cuidados e muitas vezes não atua sozinho e sim em grupo). Ações de prevenção e atitudes que tragam cooperação e relações de boa conduta e convivência se fazem extremamente necessárias. Não só sanções de punição.
O tema “A educação dos humanos na era da inteligência artificial” abordou que o mundo passa pela mudança do uso das máquinas programadas para um mundo de máquinas probabilísticas; a grande mudança é que a máquina programada entrega aquilo que foi programada para fazer. No campo da Educação ficamos com 2 palavras: Capacitar e Agregar o uso das tecnologias e metodologias ativas a bem do processo de ensino-aprendizagem. “
Enfim, cada tema com sua relevância e particularidade nos leva a um único caminho e uma única definição: todas as respostas estão na EDUCAÇÃO. Uma educação de qualidade é capaz de formar cidadãos críticos e conscientes, ou seja, aptos a tomarem decisões assertivas acerca das mais variadas situações e em prol da melhoria de condições de vida.
Muito obrigada, Instituto Unibanco, pela oportunidade de 2 gestoras da Casa da Amizade participarem; fica nossa lição de casa de multiplicar conhecimentos e discussões com a equipe de educadores e com as proprias crianças beneficiárias – não há tempo a perder! (K.M.O.C.G.)