Nós, da Casa da Amizade, queremos fomentar o desenvolvimento, em todos os âmbitos, inclusive por meio do canto coral. Nossos pequenos aprendem a trabalhar em equipe desde cedo, o que permite ampliar o repertório musical em diferentes gêneros, além de aprimorar a percepção. Através da prática do coral, podemos reduzir os sintomas de ansiedade, melhorar a respiração e a saúde, e auxiliar na leitura das músicas.
Promovido pela Associação + Esperança, o “Coral Amizade” iniciou aos sábados em abril de 2024 no espaço da Casa da Amizade. Regido pelo Cantor e compositor Fagner Karú, em parceria com a Casa da Amizade. O objetivo é ampliar o desenvolvimento escolar dos alunos e a identificação de suas origens e seus direitos na sociedade atual.
No início tínhamos uma turma composta por 15 alunos. Logo em seguida notamos a dificuldade dos alunos em comparecerem aos sábados às 09h da manhã, chegando a ficar somente um aluno.
Foi aí, após várias reuniões, que a direção, os professores, Renata e Sara da Associação + Esperança tiveram a grande ideia de incluírem as aulas de música na grade de atividades semanais dos alunos.
O Coral é composto por aproximadamente 60 crianças de 07 a 13 anos.
Desde o primeiro dia foi e está sendo um sucesso e muito gratificante o desempenho dos alunos do “Coral Amizade”.
Nessa atividade, desenvolvemos atividades relacionadas à troca de saberes. Essa troca ocorre na escolha do repertório feita em conjunto pelos alunos e o professor, além de brincadeiras musicais que desenvolvem a percepção e a criação de movimentos dentro da linguagem musical. Nota-se um grande progresso no comportamento dos alunos e na admiração pela arte.
Diretamente, o coral contribui para o desenvolvimento da fala, da audição, da comunicação e da memória. Também favorece a compreensão de texto, a criatividade e a expressão das emoções, valorizando os sentimentos presentes em cada canção. E somos nós que ganhamos com emocionantes apresentações.
(F.H.) e (F.K).