Já se passaram 2 anos desde que a Casa da Amizade retomou operações presenciais. Com apoio de 96% das familias consultadas, foi uma atitude corajosa e cercada de todos os cuidados sanitários possiveis. Cientes da defasagem de aprendizagem das crianças do território, agravada pelo longo fechamento das escolas, antes mesmo do retorno presencial começamos a desenvolver com as crianças um intenso projeto de tutoria remota que recebeu o nome de “SE LOGA, PARAISÓPOLIS”.
Este projeto inovador era baseado no contato telefonico que tutores voluntários faziam 2-3 vezes/semana para apoiar as crianças na realização das tarefas propostas pelas escolas na plataforma Google Sala de Aula. Foi com esta estrategia não-convencional que a Casa da Amizade ficou finalista na categoria Educandos do edital Geração de Progresso promovido pela Associação +Esperança, dos funcionários do Citibank no Brasil. Foi uma grande surpresa e orgulho conquistar o 1o lugar por votação dos proprios funcionários no final de 2020.
Começamos 2021 a todo vapor e aos poucos fomos percebendo que o parceiro, alem de apoiar financeiramente o projeto, queria participar de forma mais direta. Funcionários do Citi receberam formação e atuaram como voluntários remotos com bastante empenho. Um deles – Rodrigo Magri – deu um depoimento bastante inspirador em termos de resiliencia, continuando ainda hoje com os contatos regulares com a criança tutorada, embora o Google Sala de Aula tenha sido basicamente suspenso nas escolas publicas. Campanhas internas foram realizadas no Citi para presentear as crianças e com certeza foram recebidos com alegria pela meninada…
Em out/22 fomos convidados a fazer uma apresentação o progresso do projeto no auditório Citicorp na Av. Paulista, centro financeiro de São Paulo – bem distante dos containers metálicos nos quais a Casa da Amizade está instalada em Paraisópolis. Apesar de um certo nervosismo de Monica (diretora) e Karla (coordenadora pedagógica) relataram sobre o intensivo trabalho de Apoio Escolar desenvolvido com 130 crianças de 6 a 14 anos da comunidade no contraturno, que no ultimo ano teve aumento expressivo: passou de 76 para 130 crianças atendidas. Foi uma excelente oportunidade para relatar os resultados e agradecer o apoio da Associação +Esperança. Continuamos juntos na luta diária por uma educação de qualidade para todas as nossas crianças de Paraisópolis. (M.A.F.M.)