Passeio do reforço escolar e esportes: sítio PIMUSA
05 de dezembro de 2016
A situação das finanças neste ano de crise quase ameaçou a realização do passeio de final de ano. Por meandros tortuosos da “corrente do bem” tivemos a sorte de obter patrocínio integral da empresa SIG Combibloc para o passeio, do qual participaram 54 crianças/jovens dos programas de reforço escolar e esportes, bem como 10 voluntários. Além do ônibus costumeiro, tivemos até que contratar uma van para poder transportar com segurança nossa galera. As fotos comprovam que o cenário do sitio PIMUSA em Piracaia continua lindo, com recepção calorosa da anfitriã Cleusa, valente apesar do luto recente. A meteorologia perfeita permitiu que as crianças exercitassem seu sonho de ficar 150% do tempo dentro da piscina (…rs), requerendo atuação mais que atenta dos voluntários (valeu, Chiara e Eduardo!). Bela missão cumprida também da voluntária Beth, que arrecadou os 28 tênis de cores incríveis usados para a premiação dos alunos mais frequentes e mais antigos. (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Festa de gala
01 de dezembro de 2016
(G.B.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Sarau de Paraisópolis
26 de novembro de 2016
O Programa Einstein na Comunidade convidou nosso professor Rafael Rodrigues para levar o grupo de dança da Casa da Amizade para uma apresentação as 18:30 no Sarau de Paraisópolis, que acontece mensalmente no PECP. Com a falta de energia em boa parte da comunidade, o sarau foi especial porque começou à luz de velas. Mas nem bem tinham iniciado e FEZ-SE A LUZ! Foi uma grande honra para nossas 8 alunas: Ana Kethelyn, Denise, Julia, Kamily, Karla, Maria Clara, Mikaely e Yasmin. Um pouco tímidas, as meninas apresentaram 2 coreografias. Mabel e Kamily V. foram a torcida organizada. Foi interessante ver nosso grupo escalado em meio a outras atrações de maior peso artístico, como por exemplo o coral Paraisopolis. Miriam Castilho, que com seu marido Roberto coordena o Sarau, disse que podemos voltar sempre que quisermos. Rafael ficou contente com a experiência e acha que funciona como uma preparação para as alunas começarem a se envolver mesmo nesse mundo dos palcos e deixar a timidez de lado. “Isso só tende a nos fortalecer como artistas”, esclarece Rafael. Queremos bis então! (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
Bazar
26 de novembro de 2016
Aproveitando o burburinho da reunião de pais&mestres, rolou hoje em paralelo nosso bazar semestral, com várias peças de brechó a preços convidativos. Obrigada, voluntária Maria Angela, pela produção. (M.A.F.M.)
Reunião de pais&mestres
26 de novembro de 2016
Neste sábado tivemos um encontro com os responsáveis – mães/pais de nossos alunos do reforço escolar. Para benefício primordial dos pais de alunos novos, Ana Paula recapitulou os objetivos e principais aspectos de operação do reforço escolar oferecido pela Casa da Amizade. Encorajamos o interesse dos pais pelo desenvolvimento escolar de seus filhos, o que inclui sempre que possível a participação deles nas reuniões de pais&mestres nas respectivas escolas regulares. Quando isto não é possível, explicamos detalhadamente como os pais podem obter na internet o boletim escolar de seus filhos. Conversamos sobre os eventos do semestre, como por exemplo a XI Mostra Cultural de Paraisópolis e a importância da participação da família para prestigiar a criança. Falamos também sobre o esquema dos passeios externos realizados pelo grupo. No segundo momento a professora Gisele apresentou um vídeo sumarizando as atividades realizadas pelos alunos de Esportes ao longo de 2016. No terceiro momento as alunas da aula de Danças Populares expuseram aos presentes 2 danças coreografadas por Rafael Rodrigues; foi muito bom constatar um sorriso orgulhoso das mães… No quarto momento a professora Ana Paula, a diretora Monica e a coordenadora psicopedagógica Irene atenderam individualmente os responsáveis pelos alunos do reforço, apresentando a frequência, o relatório de desempenho e as notas das avaliações na Casa da Amizade. Apresentamos também o boletim escolar dos 3 primeiros bimestres de 2016, conversando sobre as notas e os comentários do Conselho de Classe da escola regular. Junto com o relatório e pasta com os trabalhos de cada criança seguiu também o apreciado “vale-peru”, que dará direito à retirada na Casa da Amizade na 4ª f 7/dez/16. (M.M.)
Junto@Misturado: distribuindo CVs nas redondezas
24 de novembro de 2016
Um grupo de 6 jovens J&M, liderados pela professora de Educação Física Gisele, esteve nesta 5ª f no novo shopping Morumbi Town, ao lado do C&C, com um objetivo especifico: distribuir CVs em meio ao comércio que está ali se instalando. Em vista do fim de ano e recrutamento de pessoas para a temporada, Gisele pensou em ir com o grupo na tentativa de procurar um emprego, (jovem aprendiz, CLT ou até mesmo temporário). Nas 2 primeiras lojas Gisele entrou e exemplificou uma abordagem viável aos lojistas. Nas demais, meio tímidos e desconfiados, os jovens respiraram fundo e resolveram encarar… (G.B.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina infantil Nossa África – dia da Consciência Negra
19 de novembro de 2016
(D.N.G.)
Nota de pesar: Mr. PIM
12 de novembro de 2016
Pim Schouten morreu hoje, aos 81 anos de idade.
O holandês veio trabalhar no Brasil pela Akzo Nobel em Itupeva nos idos de 1996. Conheceu casualmente Cleusa e, apaixonado, resolveu radicar-se no Brasil. Tive a sorte de ser convidada para madrinha do casamento do casal.
Adorava barcos e por isso ao aposentar-se optou por comprar um sitio em Piracaia, perto de uma represa. O português arranhado não o impedia de apreciar a vida brasileira.
Fico pensando como é legal um estrangeiro ter gostado tanto de nossa terrinha a ponto de resolver se radicar aqui. Bacana também ter compartilhado seu sitio tantas vezes com as crianças e mães da Casa da Amizade. Que ele seja recebido lá em cima com hospitalidade equivalente.
Saudades. (M.A.F.M.)
Oficina infantil Profissões
12 de novembro de 2016
Hoje nossa oficina foi com os futuros médicos, cantores, engenheiros, atores, professoras e maquiadoras. Essas foram algumas das profissões que nossas crianças citaram querer ser quando crescer. Passamos por algumas profissões que evoluíram com o tempo e algumas que deixaram até de existir – por acaso, alguém aí ainda usa máquina de escrever? O ponto alto foi a apresentação da mímica em grupo. Descobrimos que temos muitos atores pronto para estrelar a próxima novela das 21h na TV Globo. (W.D.)
Oficina infantil Dedos
05 de novembro de 2016
(M.M.)
Oficina infantil matemática no meu dia a dia
22 de outubro de 2016
(P.S.)
Oficina infantil formas geométricas
15 de outubro de 2016
Qual é seu conhecimento sobre geometria? Nossa turminha está atualizada neste assunto. Divididos em 3 grupos e fizemos um trabalho interessante sobre formas geométricas. Um grupo executou desenhos onde foram usadas apenas formas geométricas: foguete, trenzinho, palhaço. Outros 2 grupos participaram de uma gincana para identificar formas geométricas no espaço da Casa da Amizade. E para terminar…sandwiches em formas geométricas….isto é que é uma oficina gostosa…(E.M.)
Festa do Dia da Criança: futebol de sabão
08 de outubro de 2016
Na comemoração do Dia das Crianças, tivemos muita diversão com brinquedos para fazer a alegria da criançada. Esse evento é sempre muito esperado e comentado, as crianças contam os dias para poder participar. Um dos brinquedos favoritos é o Futebol de Sabão. Contamos também com cama elástica, mesa de pebolim, piscina de bolinhas e air game (um jogo de mesa semelhante a futebol de botão, muito disputado!). O clima foi bem favorável a toda essa bagunça. Para manter as energias, cachorro- quente, pipoca, refrigerante e doces – foi um sucesso!! G.B.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Estágio no Projeto Uerê – Complexa da Maré – RJ
04 a 07 de outubro de 2016
(I.T.)
Oficina infantil Cidadania
01 de outubro de 2016
(E.S.)
Oficina infantil Dia do Fico
24 de setembro de 2016
Hoje fizemos uma viagem no tempo. Mais precisamente, voltamos 194 anos atrás.
Chegamos tarde para evitar que Dom João VI esvaziasse os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal, mas chegamos a tempo de ouvir a declaração de Dom Pedro no Dia do Fico. Saber melhor sobre este momento foi bom para as nossas crianças verem que o momento conturbado atual da nossa política não é a primeira vez que acontece, embora seja a primeira vez que temos um Presidente do país cassado.
Lutamos a cavalo com nosso chapéu de soldado e passeamos às margens do riacho Ipiranga, e gritamos “Independência ou morte!” com o até então nosso príncipe Dom Pedro. (W.D.)
XI Mostra Cultural de Paraisópolis
17 de setembro de 2016
Hoje aconteceu a XI Mostra Cultural de Paraisópolis no CEU Paraisópolis, envolvendo mais de 60 escolas/organizações/artistas e com um público de 10.500 pessoas. O tema foi: “No caminho de Paraisópolis tem…”. A Casa da Amizade fez parte da Curadoria e trabalhou intensamente para apoiar a coordenação da Mostra, cuja missão é “expor culturalmente a comunidade de Paraisópolis, ressaltando potencialidades, valorizando as práticas pedagógicas e culturais das organizações socioeducativas e artistas”. A sala da Casa da Amizade foi bastante elogiada: tivemos não só maquete e mapas da comunidade desenhados pelos alunos mas também exposições dos produtos gerados em nossas recentes oficinas oferecidas pela Mostra (mandala e patch aplique), sob liderança da oficineira Elenice. As máscaras de gesso e de materiais recicláveis também foram expostas. Os trabalhos preparatórios foram intensos, requerendo até que a educadora Ana Paula aprendesse a lidar com máquinas de costura para gerar fileiras de retalhos de tecido! Além da voluntária Maria Angela, paciente instrutora no manuseio da máquina, também Delvanice, já experiente em costura, ajudou muito. Os pezinhos de cartolina modelados com os próprios pés das crianças foram colados ao longo das fileiras de retalho para representar os caminhos de Paraisópolis. Com fileiras de retalho penduradas no teto a partir do centro graças à habilidade do voluntário Ismael, a sala captou um ar de circo! No telão ficamos continuamente projetando o vídeo preparado pelo voluntário Ian Anker (valeu!), com apresentações de nossas alunas dançando ao som de Gaby Amarantos, MC Sapão e Daniela Mercury. A participação dos alunos mais velhos do Programa Esportes e Junto&Misturado foi através de um vídeo que eles montaram com a educadora Gisele, fotografando a comunidade ao som da música composta por nosso aluno mais velho, o MC Dasu da Grota. No teatro interno (BEC) nossas crianças fizeram uma linda apresentação de dança, coreografada pelo professor Rafael Rodrigues, que dá aulas de danças populares na Casa da Amizade e que também participou na apresentação de palco – um sucesso, documentado nas fotos anexas de Karina Almeida. A música Tempo de Alegria de Ivete Sangalo levantou a claque organizada da plateia! Diz Rafael: “Há meses ensaiando, vi que quando se aproximava o dia, as coisas começaram a ficar mais sérias; nervosismo, cobrança, postura e até mesmo broncas foram a chave que tive de usar para se ter um belo resultado no dia da apresentação.” #vempramostra2017 (R.R./M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
(Foto 10)
(Foto 11)
(Foto 12)
Ensaio geral para MC no CEU
10 de setembro de 2016
Em 10, 11, 13 e 15 deste mês Rafael organizou no CEU Paraisópolis ensaio geral de nossas coreografias para Mostra Cultural. Dançar em um palco grande é outra coisa, o conjunto fica muito mais legal! (R.R.)
Oficina infantil moedas
03 de setembro de 2016
(I.M.)
Festa de aniversário 21 anos da Casa da Amizade
27 de agosto de 2016
Comemorando sua “maior idade” apesar das adversidades do incêndio de 08/05/16, os alunos da Casa da Amizade iniciaram o evento cantando o Hino Nacional com o fundo musical da Banda Tocando a Real, da instituição parceira Pró Saber. Em seguida o mesmo grupo se empenhou bastante com uma maravilhosa apresentação de dança sob comando do nosso professor Rafael Rodrigues. A finalização antes do bolo ficou por conta de nossos convidados do ProSaber, com apresentação animada da Banda Tocando a Real (A.P.Q.S).
Gravação de vídeos MC
20 de agosto de 2016
Pela 3ª vez consecutiva pudemos contar com o grande apoio do videomaker Ian Anker para capturar de forma duradoura as danças de nossos alunos para a MC. A partir das imagens registradas hoje Ian vai preparar um vídeo que ficará acessivel pela internet e rodando na sala de exposições da CA no dia do evento da MC 2016. (R.R.)
Oficina infantil máscaras de gesso
13 de agosto de 2016
Por motivo de sobrecarga de trabalho em outros bairros, o oficineiro Mauro Nascimento, designado para nos ensinar a fazer máscaras, conduziu somente a primeira da série (máscaras a partir de bobonas de plástico, usadas mais tarde na coreografia de danças africanas) e cancelou a sequência de oficinas agendadas. Moral da história: em 21/jul/16, para aproveitar a atadura gessada já adquirida com patrocínio da Mostra Cultural, Monica e Gisele estudaram uns vídeos demonstrativos no Youtube, bateram longo papo telefônico para captar dicas da experiente (e paciente!) oficineira Paula G, encararam o desafio de fazer sozinhas e arriscaram-se a servir de cobaia uma para outra: deu certo! Permanecer imóvel durante 15-20 minutos esperando o gesso secar no rosto foi um tanto aflitivo, mas suportável. Tendo presenciado o bom resultado com as monitoras, muitos alunos quiseram participar também e aguentaram firmes o repouso forçado. No sábado seguinte pintaram as máscaras com cores fortes – ficou bem bonito. O produto final foi apresentado com orgulho na sala da Casa da Amizade na XI Mostra Cultural de Paraisópolis em 17/set/16 (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina infantil pão
06 de agosto de 2016
Quem disse que pão é só para comer? Pão tem história, pão tem cultura, dá até para fazer problema de matemática com pão. Foi assim que as crianças se divertiram e aprenderam na Oficina de Pão. Foi divertido, foi gostoso. E você? O que você sabe sobre a história do pão? Se for aparecer na Casa da Amizade, atualize-se com este tema para conversar com todos nós. E que tal dividirmos um pãozinho enquanto falamos mais sobre este assunto? (J.M.)
2º encontro sócio educativo da MC: Comunicação Não-Violenta
04 de agosto de 2016
Como parte do processo de preparação para a XI Mostra Cultural (tema: “No caminho de Paraisopolis tem…”), a Curadoria ofereceu aos educadores da comunidade uma palestra sobre “Comunicação Não-Violenta e Gestão de Conflitos”. O tema foi desenvolvido por Lucas Pinto no teatro do CEU Paraisopolis. Representando a Casa da Amizade estiveram por lá a voluntária Irene T. e Mônica, que constataram que Lucas Pinto é ótimo comunicador. (M.M.)
Oficina infantil Olimpíadas
23 de julho de 2016
(I.M.)
Passeio ao Sesc Pinheiros
16 de julho de 2016
Neste sábado levamos 35 crianças e adolescentes para um passeio atrativo no SESC Pinheiros. As crianças ficaram super à vontade com os diversos brinquedos disponíveis no espaço do Ginásio Topázio (carrinho de rolimã, pião, diabolô, bikes, material de ginástica olímpica e etc). Foi uma tarde bastante agradável com as divertidas brincadeiras de antigamente (roda, brincadeiras cantadas, dança folclóricas, parlendas), com o educador Edinho falando da importância do brincar em família. Fechamos o expediente assistindo o show da dupla Badulaques (A.P.Q.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
(Foto 10)
(Foto 11)
Oficina infantil UWC: nos caminhos de Paraisópolis
09 de julho de 2016
(C.I.)
Passeio dos finalistas concurso logo MC: Picasso no Tomie Othake e cinema Dory
02 de julho de 2016
(A.G.)
Reunião de pais&mestres
02 de julho de 2016
Em paralelo ao bazar organizado pela voluntária Maria Angela rolou a reunião entre educadores e 29 famílias de nossos usuários do reforço escolar. O tópico inicial foi uma devolutiva sobre o lamentável incêndio ocorrido em 8/mai/16, que provocou perda total das instalações da Casa da Amizade. Foi elogiada a atitude e coesão da equipe da CA, que apenas 2 semanas depois já tinha voltado a operar e oferecer todos os serviços em instalações provisórias cedidas em comodato. Monica relatou as conversas em curso com Sehab e SMADS para tentar obter outro local; explicou que as tratativas estão lentas em função do foco do poder público sobre as famílias atingidas pelo incêndio do Antonico. A educadora Ana Paula cobriu os tópicos habituais sobre o trabalho desenvolvido na CA. Na sequência a psicopedagoga voluntária Irene T. conversou com os pais sobre o tema da importância da Afetividade para os processos de aprendizagem dos alunos. Monica demonstrou às mães/responsáveis quão simples é obter o boletim escolar de seus filhos via internet e ressaltou a importância delas acompanharem o desempenho escolar das crianças e participarem das reuniões de pais na escola regular. Foi entregue individualmente aos pais, com os comentários pertinentes, o boletim de cada criança na escola regular (M.M.)
Junto&Misturado: passeio ao cinema
23 de junho de 2016
Hoje alguns jovens do grupo Junto e Misturado foram ao cinema no Shopping Campo Limpo. No trajeto feito de ônibus, com o clima super favorável de solzinho gostoso, os jovens foram aprendendo o percurso pois têm interesse de frequentar o cinema outras vezes. A decisão do filme foi um dos momentos mais engraçados, pois eles queriam ver um filme de terror mas tinham medo das cenas. Enfim todos decidiram a assistir o filme de terror. Enquanto esperávamos pelo início da seção tomamos sorvetes e passeamos pelo Shopping namorando as vitrines. Já na sala do filme nunca ouvi tantos gritos e eles tão juntos se abraçando, com medo de algumas cenas.. Assistimos o filme acompanhado de pipoca, refrigerantes e chocolate. (G.B.S.)
Festa Junina
18 de junho de 2016
Ainda que nosso espírito não estivesse exatamente no clima de soltar rojões pois ainda bastante abalados pelo infeliz incêndio que destruiu a Casa da Amizade em 08/mai/16, achamos que esse evento junino faria bem a todos, principalmente às crianças. Mesmo assim, avaliamos que a festa no Arraiá da Casa da Amizade 2016 foi muito legal e divertida! Além de nossa quadrilha tradicional foram apresentadas pelo grupo duas músicas sertanejas: “O que acontece na balada, fica na balada” de Thaeme e Thiago e “Amiga parceira” de Henrique e Juliano. E com pipocas e doces típicos de festa junina a criançada fez a festa. Com grande alegria, neste dia também foi feita a premiação para nossos alunos finalistas do concurso interno do Logotipo para a Mostra Cultural 2016. Cada finalista ganhou uma camiseta contendo seu próprio desenho estampado! Obrigada a nossa voluntária Beth, doadora das camisetas, pela originalidade da idéia. Foi um momento de muita alegria e animação para nossos convidados de honra! (A.P.Q.S.)
Mutirão de pintura
11 e 18 de junho de 2016
O espaço gentilmente cedido para operação provisória da Casa da Amizade recebeu 2 demãos de tinta branca para clarear e tornar o ambiente mais agradável. Voluntários, valeu! (M.M.)
Concurso interno logotipo Mostra Cultural
04 de junho de 2016
Neste dia foi feito o julgamento do concurso interno de desenhos para o logotipo da XI Mostra Cultural de Paraisópolis, cujo tema é “No caminho de Paraisópolis tem…”). Foi um momento propício de muita concentração por parte dos jurados para não correr risco de injustiça e insatisfação, já que alguns autores dos desenhos estavam ali presentem com muita curiosidade para descobrir o vencedor. Fazer uma avaliação justa na escolha entre 54 belíssimos desenhos em exposição foi desafiante! (A.P.Q.S)
1º encontro sócio educativo da MC: Compartilhamento do Espaço Publico
25 de maio de 2016
Como parte do processo de preparação para a XI Mostra Cultural (tema: “No caminho de Paraisopolis tem…”), a Curadoria ofereceu aos educadores da comunidade uma palestra sobre “Compartilhamento do Espaço Urbano”. O tema foi desenvolvido com muita competência pela arquiteta e urbanista Irene Quintáns. O material apresentado está disponível para consulta em www.paraisopolis.org aba Mostra Cultural. Representando a Casa da Amizade estiveram por lá Ana Paula, Bruno, Gisele e Mônica. (M.M.)
Passeio ao sítio PIMUSA – Dia das Mães
14 de maio de 2016
Dia das mães e mais uma vez o casal Pim-Cleusa Schouten abriram as portas da sua casa para receber 40 mães e presenteá-las com um belo dia de sol, conversa boa, abraços, carinho e um churrasquinho saboroso feito pela anfitriã. Ao final do dia um bolinho para o tradicional parabéns às aniversariantes do mês. As mães voltaram para casa com gostinho de quero mais e pensando em novos rumos para o próximo passeio de 2017. (L.A.)
Mutirão de remoção de escombros
09 de maio de 2016
Foi uma atividade bem difícil – o pesadelo da véspera requeria algumas providências práticas para limpar a área e exorcizar a tristeza e frustração. Não adiantava continuar olhando os escombros com os olhos esbugalhados de perplexidade. Mas crianças e jovens frequentadores da Casa da Amizade voluntariamente se uniram aos gestores e educadores para arregaçar as mangas e literalmente carregar os escombros do incêndio para as caçambas de lixo. O esforço durou a tarde toda. A busca por algum material reaproveitável resultou infrutífera, apesar da boa vontade das crianças (“tia, este dá para aproveitar, né?”, referindo-se a um toco de lápis…). De vez em quando um pedaço de caderno ou livro esfumaçado lembrava o ambiente educacional que estava tão carinhosamente instalado naquele local até a semana anterior. Apesar da limpeza coletiva a fuligem preta continuava aderida ao pavimento; somente alguns dias depois, com o esforço concentrado de limpeza com jato de água (obrigada, Assuel!), melhorou o aspecto da “terra arrasada”.
Nota pitoresca: alguns vizinhos da Casa da Amizade cederam carrinhos de mão para agilizar a remoção dos escombros. E não é que ao final do mutirão as crianças resolveram aliviar as tensões brincando animadamente de corrida de bigas com os carrinhos de mão? (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
Incêndio destrói instalações da Casa da Amizade
08 de maio de 2016
Lamentavelmente um incêndio atingiu nossa ONG Casa da Amizade, no início da tarde de domingo, Dia das Mães, por volta das 13:00. Duas equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local para combater o fogo mas houve perda total das instalações e materiais. Uma perícia do Instituto de Criminalística foi realizada para buscar identificar a causa do incêndio mas ainda não há parecer conclusivo. Estávamos localizados neste espaço desde 2013 em função do processo de remoção promovido pela Prefeitura de São Paulo. Confiamos em um novo recomeço deste ambiente que sempre acolheu com carinho e respeito muitas famílias da comunidade de Paraisópolis, particularmente crianças e jovens do Grotão. Enquanto respiramos fundo na busca do melhor plano de ação, estamos provisoriamente funcionando desde 21/mai/16 em salão gentilmente cedido na Rua Itanga, Viela Deus é Amor, nº 703, Paraisopolis, SP, SP, CEP 05706-340, para reforço escolar e aulas de Danças Populares. As aulas de esportes estão mantidas na quadra no horário da tarde, dado que a quadra e os brinquedos do playground praticamente não foram afetados. Muito obrigada a todos pelo apoio nesta adversidade! (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
Oficina infantil Dia das Mães
07 de maio de 2016
(W.D.)
Junto&Misturado: passeio a Bovespa
06 de maio de 2016
Nesta tarde alunos da Casa da Amizade visitaram a Instituição Espaço Esportivo e Cultural Bovespa para vivência na modalidade do Tênis. Os alunos foram recepcionados pelo professor Rogério, muito atencioso do início ao fim, que nos deu uma prévia teórica sobre o esporte, mostrou diferentes tipos de raquetes, inclusive umas das primeiras confeccionadas para a prática. Passamos a seguir por uma aula prática de alguns fundamentos e no final tivemos uma disputa onde todos participaram. Na volta para a casa paramos em uma padaria para repor as energias com um belo misto quente e refrigerante (G.B.S.)
Oficina infantil Olimpíadas e Paraolimpíadas
29 de abril de 2016
Experiência rica em conhecimento e amor ao próximo. Trabalho lindo e árduo realizado pelos mantenedores do local. Esperamos retornar mais vezes e levar alegria e conhecimento as crianças e adolescentes assistidas pela Casa da Amizade. Acreditamos que a educação é o melhor caminho para o sucesso! Parabéns pelo excelente trabalho, Mônica e equipe! (K.V.O., NET/Claro)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
Oficina infantil cabelos
22 de abril de 2016
“Pode ser loiro, preto, branco e até azul, curto ou longo, cacheado, liso ou crespo – e não vamos esquecer os carecas! Alguns por opção, outros pela saúde ou apenas pelo estilo. Passamos uma manhã super agradável e com muita cabeleira; só faltou mesmo a Rapunzel…” (W.D.)
Encontro de formação para educadores
19 de abril de 2016
Esta tarde a Casa da Amizade ficou fechada para o público normal para que os educadores pudessem participar com tranquilidade de um encontro de formação, para o qual tinham se preparado lendo previamente o texto “Crise de valores ou valores em crise” do psicólogo Yves de La Taille e outros. A agenda incluiu uma conversa sobre as normas de conduta/diretrizes da CA (Beth), o status dos preparativos internos (Ana Paula, Gisele e Bruno) e externos (Monica) para a Mostra Cultural 2016 e uma reflexão sobre os sentidos da educação e a chamada “crise de valores”, conduzida pela psicopedagoga Irene Tavares. Discutiu-se o lugar do aluno, os espaços da família e da Casa da Amizade na educação em valores. Papo-cabeça, gente! Rafael infelizmente não pode participar mas mandou um ppt sobre o status dos ensaios de coreografias para apresentação no aniversário da Casa da Amizade e na Mostra Cultural. (M.A.F.M.)
Oficina infantil: culinária 4 – medidas
16 de abril de 2016
Já pensaram em aprender sobre sistema de medidas de uma forma prática, divertida e ainda gostosa? Pois é, isto aconteceu na oficina de 16/04/2016.Tivemos 10 crianças que aprenderam sobre Sistema de Medidas e praticaram realizando uma gostosa receita. Tiveram oportunidade de medir volume, pesar e até medir comprimento. E no fim, puderam saborear as fatias deliciosas de um bolo de cenoura. Enquanto o bolo assava, praticavam matemática com o que aprenderam. Foi delicioso! (E.M.)
Oficina infantil: tangram
09 de abril de 2016
O tema da oficina nesse sábado foi o milenar jogo chinês Tangran, utilizado por professores para ensinar matemática e frações. O desafio da nossa oficina foi montar o quadrado com as sete peças sem sobrepô-las e responder perguntas sobre a lenda do Tangran e as figuras geométricas que compõem o jogo. A maioria dos participantes não conhecia o jogo, mas depois do primeiro desafio, que foi montar o quadrado, conseguiram montar várias figuras. O Tangran é um quebra cabeça de apenas 7 peças com as quais se pode montar cerca de 1700 figuras, entre elas animais, plantas, pessoas, objetos, etc. Nessa oficina trabalhamos a coordenação motora; a concentração, a imaginação, a criatividade, a memorização das formas geométricas, a habilidade de manipulação e o trabalho em grupo. (M.F.F.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Junto&Misturado: churrasco
02 de abril de 2016
Hoje o dia foi marcado por um belo churrasco com os adolescentes do projeto Junto&Misturado. O planejamento do churrasco foi objeto da oficina de empreendedorismo conduzida por Gisele em 31/03/16, que incluiu definir os critérios de participação, dividir tarefas, fazer lista de compras, etc. Tivemos a presença da nossa apoiadora Majda, que assumiu a churrasqueira com o seu toque gaúcho. Contamos com a participação de ex-alunos que foram convidados. O clima estava favorável para um “fut” amistoso ao som de muita música, resenhas e muitas risadas. Encerramos o nosso dia com uma deliciosa mousse de limão. (G.B.S.)
Oficina infantil: dengue
02 de abril de 2016
(E.F.S.)
Mulheres que Lutam 2016
31 de março de 2016
A Diretoria Regional de Ensino de Campo Limpo, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, promoveu hoje no CEU Campo Limpo a entrega do prêmio Mulheres que Lutam 2016, organizado pelo Núcleo de Igualdade de Gênero e Diversidade Sexual daquela DRE. Trata-se de uma ação organizada desde 2014 reconhecendo as histórias e as lutas das mulheres da região. Foi muito lisonjeiro constatar que o Grupo de Trabalho de Educação do Forum Multientidades de Paraisopolis foi indicado para esta homenagem, ao lado de outras 60 mulheres de históricos respeitáveis. O Grupo de Trabalho de Educação da Multi é formado por Rejane Santos (presidente da Associação de Mulheres de Paraisopolis), Luciene Munoz (diretora da EMEF Paulo Freire), Maria Cecilia Estellita Lins (diretora do Pro-Saber) e Monica Mation (diretora da Casa da Amizade) e recentemente vem contando também com a ajuda de Elizabeth Moreira, voluntária da Casa da Amizade. O GT-Edu da Multi vem lutando há quase 20 anos para que a comunidade de Paraisópolis zere seu histórico déficit de salas de aula e que aos alunos seja oferecida educação de qualidade, única forma de reverter o ciclo de exclusão das famílias de baixa renda. O GT-Edu esteve presente em quase todas as lutas junto ao poder público municipal e estadual para eliminação do “turno da fome” e ampliação de vagas de creche, educação infantil, ensino fundamental e médio em Paraisópolis. Praticamente cada tijolo das escolas da região tem sua origem nesta luta, em articulação com a União de Moradores e Comercio de Paraisópolis. A forma de atuação do GT-Edu é fundamentalmente propositiva. Busca fundamentar suas demandas com base em levantamentos estatísticos, com uma visão local que frequentemente escapa ao poder público, já que os órgãos de governo tendem a enxergar os números ao nível de agregação bem mais macro do que os olhos de um grupo de trabalho focado exclusivamente na comunidade.
Um show excelente de Maria Gadu deu volume à homenagem, num evento alegre que não nos deixa esquecer que a luta continua! (M.A.F.M.)
Casa da Amizade visita Pró-Saber
31 de março de 2016
Finalmente concretizamos visita ao Pró-Saber com os alunos da dança e… foi um sucesso! O encontro rendeu e pudemos mostrar nossa coreografia para eles, bem como eles mostrarem a percussão para nós. Nossa coreografia para “Oya Por Nós” da cantora Daniela Mercury já está bem avançada e a música ainda está um pouco crua, mas a Banda Tocando na Real já está trabalhando para que se concretize. Pude ver que vai ficar lindo para nos apresentarmos no aniversário da Casa da Amizade em agosto 2016 ou até em outros palcos! Ficou combinado com o Paulo, professor de percussão do ProSaber, que haverá um ensaio geral por mês – o próximo já está agendado para 28/04 (quinta-feira) no Pró-Saber. Quem quiser sapear estará bem-vindo! (R.R.)
Hora de brincar
26 de março de 2016
Hoje meu neto Pedro e eu tivemos o privilégio de vir do Rio de Janeiro e visitar mais uma vez a Casa da Amizade. Foi um prazer estar com umas 10 crianças na faixa de 5-12 anos, que se entretiveram desenhando temas diversos na salinha com a professora Ana Paula; por iniciativa própria participaram também fazendo dobraduras. No final lemos uma história do gato e do rato a partir de um livro que estava na biblioteca. Agradeço aos responsáveis que me viabilizam essas visitas – sempre que possível faço questão de participar! (S.P.F.)
Oficina infantil: origami
19 de março de 2016
(A.G.)
Passeio J&M: campo do Palmeirinha
17 de março de 2016
Mais uma vez nos encontramos com o grupo do Projeto Craques do Amanhã, liderado por nosso ex-professor Gilnei, só que dessa vez tivemos uma experiência no campo do Palmeirinha, situado no centro de Paraisópolis. Nosso grupo de adolescentes participou do treino e depois do coletivo, onde jogaram Junto&Misturado com alunos do Craques do Amanhã. Eles amaram a experiência e quase contamos com um gol de falta da nossa aluna Vitória, que fez uma bela cobrança no último segundo de jogo. Para repor as energias no final tivemos lanches e refrigerantes. (G.B.S.)
Mutirão do jardim
15 de março de 2016
Conforme combinado entre educadores e público jovem da Casa da Amizade, hoje foi a vez dos alunos do período da manhã se encarregarem da limpeza do jardim e das áreas externas. A atividade foi finalizada com sorvete para os bravos “jardineiros”. Cerca de 15-20 alunos participaram sob liderança dos professores de esportes. Aliás foi também o ultimo dia em que contamos com a liderança de Gilnei para as atividades esportivas do turno da manhã; ele parte para atividades mais especificas de sua especialidade (artes marciais) em uma academia na comunidade. Bruno, que já atuou na Casa da Amizade por alguns meses em 2011-2012, assume o Programa de Esportes da manhã. Tchau, Gilnei, obrigada por tudo e apareça sempre! E bem-vindo Bruno! (M.A.F.M.)
Em tempo: esquecemos de tirar fotos do mutirão mas incluímos aqui as 5 fotos preferidas do Prof Gilnei no período de nov/2015 a fev/2016.
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina infantil: Dia da Mulher
12 de março de 2016
O dia já era especial. Falar e homenagear a mulher é sempre bom e ainda mais incluindo 7 crianças do gênero masculino, contando com o tio aqui! Tivemos uma manhã divertida e de muito conhecimento com 22 crianças relembrando o quanto as mulheres batalharam e sofreram para hoje ter direitos iguais ao homens, mesmo que em muitos casos, essa não seja a realidade ainda. Tivemos também uma divertida brincadeira da serpente ou pega-pega corrente. (W.D.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Passeio J&M: levantamento de peso olímpico
10 de março de 2016
Hoje esses jovens fortes da Casa da Amizade conheceram a academia #BoxDoXerife e tiveram uma aula muito construtiva sobre Levantamento de Peso Olímpico. Trata-se de um desporto cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos. Seu objetivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Tais fundamentos foram passados pelo Professor Gilson Clemente da Silva, que gentilmente cedeu o seu tempo e seu espaço para essa vivência. Após uma explicação teórica, os alunos puderam fazer a prática da modalidade, reproduzindo os movimentos e entendendo sobre a técnica que a modalidade exige. Depois da parte prática os jovens fizeram um lanche com X-Burger e refrigerante para repor as energias. (G.B.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Bazar
05 de março de 2016
Apesar de ser a única atividade do dia, sem paralelismo com nenhum evento gerador de público, o movimento do bazar foi animado. A mulherada veio às compras com prazer! (M.A.F.M.)
Passeio a Bertioga
27 de fevereiro de 2016
Uma galera ruidosa de 46 crianças foi levada de Paraisópolis até Bertioga com muita animação, em ônibus com o apoio dos monitores Rafael, Gisele, Delvanice e Ana Paula. Fatima e Monica aguardavam no Forte São João, cuja visitação estava infelizmente suspensa naquela dia, sem pre-aviso. Para nossa sorte o sol estava ótimo – não muito forte mas nada de chuva como em 2015! Mar muito tranquilo facilitou a vida dos iniciantes, acompanhados com ajuda do olhar atento de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros local. Um quiosque público na beira da praia com formato de onda do mar, projetado pelo arquiteto Rui Othake, abrigou nosso lanche mas o que as crianças queriam mesmo era voltar para o mar… Já rolaram vários pedidos para bisar a atividade! (M.A.F.M.)
Oficina infantil: Bertioga
20 de fevereiro de 2016
Hoje foi feita uma oficina pré-passeio à Praia de Bertioga. Com o tema “Onde é Bertioga?”, apresentamos o mapa da cidade. Foi possível ressaltar os perigos e diversão na praia para nossas crianças, que estavam bastante animadas com o passeio da semana seguinte para o mesmo local. No final fizemos uma divertida brincadeira chamada “Terra / Mar”, uma boa opção para conscientizá-las de que existe o momento de entrar e sair da água; as crianças gostaram muito. Nossa atividade foi bem alegre. (A.P.Q.S.)
Oficina infantil: culinária 3
13 de fevereiro de 2016
Depois do sucesso de oficinas anteriores sobre “Culinária”, resolvemos mais uma vez repetir o tema, sem repetir os sabores… E mais uma vez ficou confirmado o interesse das crianças por este assunto. Além da preparação das receitas, trabalhamos nos temas higiene, organização, trabalho em equipe e reforçamos conceitos de medida, equivalência de medidas, fração, etc. Descobrimos que é possível aprender muito com esse tema, que vai muito além da prática culinária. Ao final de cada oficina temos a sessão degustação onde as crianças provam e também oferecem aos voluntários uma prova do que prepararam. Ficou com vontade de provar? Então apareça na próxima oficina… (E.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Oficina infantil: carnaval
06 de fevereiro de 2016
(E.S.)
Passeio à piscina do CEU Paraisópolis
29 de janeiro de 2016
Para começar o ano com força total, em torno de 50 alunos da Casa da Amizade com faixa etária de 7 a 19 anos visitaram a piscina do CEU PARAISÓPOLIS hoje. Nossos agradecimentos a Fernando, ex-professor da Casa da Amizade e atualmente coordenador do Núcleo de Esportes e Lazer do CEU, que gentilmente viabilizou a visita. O sol colaborou com nossa diversão, deixando o passeio mais gostoso. Tivemos uma pausa para um lanche e depois os alunos retornaram à piscina para aproveitar o passeio. Demorou mas chegou!! Rsrs (G.B.S.)
Mutirão do jardim
27 de janeiro de 2016
Mão na massa e tudo fica lindo!!
Com a consciência coletiva de que devemos zelar pelos espaços de uso comum, hoje foi dia de deixar a casa em ordem. Com muita ajuda e colaboração conseguimos hoje fazer uma boa limpeza da área externa da CA, incluindo os canteiros, em pouco mais de uma hora, sem ficar pesado para ninguém – num instantinho ficou tudo limpo. Um grupo de 12 alunos do Esporte e um bom número do reforço ajudaram na nossa árdua missão… rsrs. É fato que sem querer arrancamos um capim cidreira de estimação de Dona Del pensando que era mato (!), mas replantamos rapidinho e acho que aprendemos a diferenciar esta planta e mato! Por sorte a chuva só caiu depois que terminamos, ajudando a lavar o que ficou de pó. De recompensa tivemos um delicioso sorvete – foi tão apreciado que nem deu tempo de aparecer nas fotos… (G.B.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Oficina infantil: feijão com arroz
23 de janeiro de 2016
Tão comum e ao mesmo tempo tão gostoso… Conversamos hoje sobre a rotina de alimentação das famílias das crianças, sobre os alimentos que fazem parte do seu dia a dia, em casa e na escola. Usando palavras simples, exploramos as vantagens nutricionais da combinação de arroz com feijão pela complementariedade de seus aminoácidos. Manuseamos amostras de diferentes tipos de arroz e feijão; uma das jovens ficou muito impressionada como estava caro o pacote de arroz integral… Será que é verdadeira a lenda que diz que o nome feijão carioca veio das listras que lembram o calçadão de Copacabana? Cantamos a parlenda “um, dois, feijão com arroz” e fizemos colagens com grãos de arroz e feijão – ficou bem bonito. (M.A.F.M.)
Oficina infantil: Turma da Mônica
16 de janeiro de 2016
Hoje tivemos a primeira oficina de 2016 na Casa da Amizade. As atividades regulares reiniciaram na segunda dia 11 com as aulas de reforço escolar, esportes e dança. A primeira semana do ano foi dedicada ao planejamento interno anual, treinamento dos professores e outros. O tema escolhido para a oficina de hoje foi Turma da Mônica, homenageando o respeitado autor Mauricio de Souza, agora octogenário. Os alunos leram atentamente o episódio “Turma da Monica em Cidadania”, escreveram na lousa frases com palavras do texto e depois leram em voz alta e explicaram a mensagem das suas frases. Uma menina de 5 anos sorteou a palavra “honesto” e a monitora teve que dar tratos à bola para explicar o sentido, apesar do assunto ser tão atual! Para finalizar, com instruções da voluntária Ana Paula, os alunos fizeram biscuit dos personagens: boneco de neve, flor, bandeira do Brasil, formiga. Cada um levou o seu biscuit orgulhoso!! (M.F.F.)
Consulta Ivan Capellato
21 de janeiro de 2016
Nota: a voluntária Majda, líder do projeto Junto&Misturado, publicou as reflexões abaixo em sua página no Facebook em 22/01/16 após a consulta feita ao psicanalista Ivan Capellato no consultório de Barão Geraldo (Campinas) na tarde de 21/01/16, com a participação da equipe CA (Majda, Gisele, Luana e Monica). O texto foi também publicado no site We Love.
SOBRE ADOLESCENTES E SOCIEDADE
Em 2011, a Unicef fez um estudo sobre adolescentes no Brasil. Segundo esse estudo o país nos próximos anos passaria por um momento muito importante, onde a quantidade de adolescentes no país teria um boom inédito (média de 21 milhões), esse momento seria uma excelente oportunidade para trabalhar esses jovens para que eles, em massa, se tornassem um novo futuro do país quando adultos, ou seja, uma bela oportunidade de mudança social. Infelizmente, como já cantava Chorão, “o jovem no Brasil nunca é levado a sério”, e isso de fato é uma pena. De acordo com Sérgio Ozella, psicólogo da USP: “Há um processo de poder em cima do adolescente, da sociedade não encará-lo como alguém com potencial e com responsabilidade. A sociedade precisa reconhecer que os adolescentes são um grupo em si, e que não são crianças grandes, nem futuros adultos. São cidadãos sujeitos com direitos específicos, que vivem uma fase de desenvolvimento extraordinária… E que o que eles experimentam nessa etapa determinará sua vida adulta”.Em uma outra parte do estudo da Unicef, eles escrevem: “Outras modificações em regiões do córtex que estão relacionadas com o raciocínio e a memória conferem aos adolescentes uma enorme capacidade de lidar com informações”. Ou seja, deveríamos realmente começar a encarar socialmente o adolescente como poder de transformação social. Por outro lado, entretanto, quando olhamos dados sobre os jovens, percebemos que a coisa está muito enviesada. De acordo com dados do IBGE, por exemplo, crescem os números de adolescentes que usam drogas ilícitas e PESADAS, como crack e cocaína, que possuem maior potencial de dependência. Além disso, conforme a publicação Mapa da Violência, que se baseia em dados coletados pelo Ministério da Saúde, as faixas em que as taxas de SUICÍDIO mais cresceram no Brasil, entre 2002 e 2012, foram dos 10 aos 14 anos (40%) e dos 15 aos 19 anos (33,5%), a maioria por autointoxicação. Já na parte de educação pública, por exemplo, 40% dos adolescentes largam a escola no ensino médio, pois não enxergam valor na prática do que aprendem ou não veem ligação entre o que vivem na vida real e o que a escola ensina (Estudo “O que pensam os jovens de baixa renda FVC 2013”). Ou seja, minha gente, do jeito que tá tá ruim, né? Do jeito que a gente olha e cuida dos adolescentes está tudo errado, concorda? Bom, em cima dessas questões e de outras, fomos pesquisar as teorias e linhas de pensamentos atuais sobre o assunto, e eis que chegamos no psicanalista Ivan Capelatto para ser supervisor do nosso projeto J&M. Para ele, existem dois pontos primordiais em cima dessas questões que estamos passando, e que tornam todos os adolescentes vulneráveis, independente da classe social. O primeiro ponto que ele levanta é sobre a escola, local em que a maioria dos adolescentes passa um tempo. Segundo ele, as escolas são lugares frios, metódicos, focados apenas na aprendizagem pedagógica, e não afetiva… O que na prática significa: um local onde você chega, o professor mal sabe seu nome, quem você é, e o que você está passando em casa, ao mesmo tempo em que te pede silêncio, marca provas, te dá faltas, te reprova ou aprova de acordo com os seus resultados cognitivos. Veja bem, o ponto dele não é culpabilizar o professor, mas sim mostrar as condições nas quais os professores também estão acuados. Lembrando que o currículo escolar é muito pesado e carrega, em pleno 2016, todo pensamento industrial e militar de educação robótica em massa; onde, numa sala, 30 alunos entram e saem para adquirir apenas conhecimentos cognitivos, nenhum conhecimento afetivo emocional. Outro ponto que o psicanalista levanta é o fato atual da situação do Brasil. Para ele, o que a televisão faz hoje é deprimente. Na nossa supervisão, ele comentou: “Vocês já pararam pra assistir à televisão, em quantas vezes eles falam milhões, bilhões? Isso tudo sufoca, deprime, isso tudo nos torna apáticos, e atinge muito os adolescentes. Estamos numa fase muito crítica, então precisamos ter um cuidado e uma paciência maior com os jovens”. Para Ivan, os caminhos para essas questões estão ligados à afetividade, pois a maioria foca a educação na aprendizagem pedagógica, mas poucas pessoas estão preocupadas em focar na aprendizagem afetiva. Para o psicanalista, o que o adolescente precisa é de alguém para ouvi-lo, alguém para quem ele possa realizar o que ele chama de processo de transferência. Nessa transferência o ouvinte não julga, não aconselha, e nem vira amigo, porque senão ele volta a ser pedagógico e não afetivo. Esse processo da transferência está no simples fato da escuta. Enquanto ele falava isso na nossa supervisão, a diretora e as professoras se mexiam inquietas no sofá perguntando: “Tá, mas e aí? Depois que eu escutar tudo, o que eu faço?”. Para o psicanalista, o papel desse educador afetivo deve ser de mediação, ele deve explorar quais são os desejos do adolescente, o que ele deseja, de micro a macro, e a partir disso ser um MEDIADOR entre o desejo do adolescente, e o caminho para realizar o desejo. Veja bem, esse educador NÃO DEVE SER O REALIZADOR do desejo, e nem entregar as ferramentas para que o desejo se realize, e em HIPÓTESE alguma (essa é para vocês pais) querer que o adolescente tenha e realize os seus desejos. Enfim, terminamos a nossa supervisão com lágrimas nos olhos e algumas reflexões: Como podemos ampliar essa aprendizagem afetiva e não pedagógica na sociedade? Como podemos incluir isso nas escolas? E também como podemos fazer com que mais pessoas se tornem esse educador social, não só em escolas, ONGs, mas no seu microambiente, incentivando as pessoas dentro do seu próprio círculo familiar? Você tem um primo, sobrinho, irmão adolescente? Como você consegue se tornar essa referência, e não ser só mais um educador pedagógico que chega dizendo pro seu irmão ou sobrinho o que ele deve ou não fazer, e que músicas ele tem que ouvir… Enfim, reflexões para o além…” (M.H.A.)
Planejamento anual 2016
09 de janeiro de 2016
Pela nona vez consecutiva iniciamos o ano com uma manhã intensiva em que sete voluntarios dedicaram-se ao retrospecto das atividades de 2015 e à consolidação de planos para 2016. Foram apresentadas alterações da equipe ao longo do ano anterior, as estatísticas relativas ao volume de horas dedicadas por colaboradores e voluntarios, os indicadores das atividades de reforço escolar e gestantes, os passeios realizados, as atividades do grupo de adolescentes Junto&Misturado, as formas de integração comunitária praticadas em 2015 pela Casa da Amizade, os cursos/capacitações realizados, o suporte recebido da empresa CH2MHill, etc. Foi analisado o perfil típico do aluno do reforço e os desafios para promover quantidade e continuidade da frequência. Foi apresentado o relatório financeiro de 2015; a previsão de receitas/despesas para 2016 está em andamento. A parte final da reunião foi dedicada aos problemas relativos à consolidação do endereço da Casa da Amizade (nome Itamotinga recém oficializado) e os próximos desafios relacionados à organização de Regimento Interno e Regulamento de Pessoal, à obtenção de qualificação de OSCIP e ao registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente junto à Secretaria de Direitos humanos da cidade de São Paulo. (M.A.F.M.)
Planejamento pedagógico 2016
04-06 de janeiro de 2016
Neste período desenvolveu-se o planejamento das atividades educacionais 2016 na Casa da Amizade.
4/jan: os professores de educação física – Gilnei e Gisele – dedicaram-se ao planejamento anual e à orçamentação das atividades de esportes.
5/jan: foi desenvolvida com todos os educadores da Casa da Amizade (Ana Paula, Rafael, Gilnei e Gisele) uma capacitação liderada pela pedagoga Denise Nalini, profissional muito experiente que atua como coordenadora pedagógica do ProSaber e como formadora de educadores no Instituto Avisa-lá. De manhã Denise trabalhou o tema “Resolução de Conflitos”, em continuidade à sessão de julho/2015. Aproveitando exemplos recolhidos previamente pelos próprios educadores em suas vivencias na Casa da Amizade, buscou-se aprender com os conflitos e distinguir as situações que necessitam de intervenção individual ou coletiva. Na parte da tarde foi feito o planejamento da XI Mostra Cultural de Paraisópolis, que será realizada em setembro de 2016 com o tema “No caminho de Paraisópolis tem…”. Com Denise como facilitadora, os educadores começaram aprofundando seus conceitos de “caminho” e pensaram nas possibilidades de trabalho com os alunos, estabelecendo um plano de trabalho preliminar, a ser detalhado ao longo de janeiro.
6/jan: Denise trabalhou exclusivamente com Ana Paula no planejamento pedagógico do reforço escolar
Muito trabalho pela frente portanto mãos à obra, equipe! (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Despedida de Dani Monteiro
Janeiro de 2016
Uma novidade este ano foi o fato da Educare Coaching Educacional, que nos apoiou como coordenação pedagógica no período 2013-2015, não estar mais conosco – a pedagoga e psicóloga Daniela Monteiro mudou-se para os Estados Unidos para atuar numa posição importante de coordenadora pedagógica da LePort School, uma renomada escola montessoriana na California. Nossos agradecimentos a Dani pela dedicação à Casa da Amizade e votos de boa sorte a ela na nova fase da carreira. (M.A.F.M.)